quarta-feira, 11 de junho de 2014

Transporte através da membrana de fosfolípidos



Difusão simples
(transporte passivo)
A energia proveniente para a realizar a difusão é a própria energia cinética normal das moléculas. O movimento das moléculas ocorre do meio mais concentrado para o meio menos concentrado, a favor do gradiente.

Osmose
(transporte passivo)
É um caso particular da difusão simples em que a substância que se desloca é a água. Transporte a favor do gradiente de concentração (passa de zonas de menor concentração de um soluto, MEIO HIPOTÓNICO para zonas de maior concentração, MEIO HIPERTÓNICOSe a concentração de um soluto é igual nos dois meios, diz-se que é ISOTÓNICO.

*Se a célula está exposta num meio hipotónico em relação ao meio intracelular, a água entra para o vacúolo da célula e esta aumenta de volume, diz-se que a célula fica TÚRGIDA.
Se a célula está exposta num meio hipertónico em relação o meio intracelular, a água da célula desloca-se para o exterior e a célula diminui de volume, diz-se que está PLASMOLISADA.
Na célula animal, com o aumento de volume pode acontecer a LISE da célula (rebenta).

Difusão facilitada
(transporte passivo)
As substâncias deslocam-se a favor do gradiente de concentração mas são auxiliadas pelas PERMEASES (proteínas específicas) que são proteínas transportadoras da membrana.

Transporte ativo
 O transporte é contra o gradiente de concentração, zonas de menor contração para zonas de maior concentração e há dispêndio de energia. Intervém também proteínas da membrana.


TRANSPORTE DE MACROMOLÉCULAS
Endocitose
Dá-se a invaginação da membrana, forma-se uma vesícula endocítica e as substâncias do meio extracelultar ficam retidas.
  • Fagocitose- A célula emite pseudópodes e envolve as substâncias, formando a vesícula (leucócitos-macrófagos).
  • Pinocitose - As substâncias que entram para dentro da célula são fluídas.
Exocitose
É o processo inverso da endocitose. As vesículas exocíticas  movem-se até à membrana, dá-se fusão da membrana da vesícula com a membrana celular e o da vesícula liberta-se para o meio extracelular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário