quarta-feira, 11 de junho de 2014

Constituintes básicos

A célula é constituída por organelos ou organitos celulares, e estes são constituídos por moléculas orgânicas (prótidos, lípidos, glúcidos e ácidos nucleicos) e inorgânicas (água e sais minerais).


ÀGUA
É o composto mais abundante, constitui cerca de 70% mas pode atingir nalgumas os 90% da composição das células.
A água desempenha um papel fundamental na célula, não apenas ao nível estrutural mas também porque regula as reações bioquímicas, regula a temperatura, intervém em reações de hidrólise, é um excelente solvente (transporta o "alimento" e os produtos de excreção da célula)  e atua no meio de difusão de muitas substâncias.

GLÚCIDOS
Os glúcidos são compostos por carbono, hidrogénio e oxigénio. A sua função é fornecer energia à célula e constituir a parede celular.
O monossacarídeo ou ose é a unidade estrutural dos glúcidos, o oligossacárido é constituído por dois a dez monossacarídeos e o polissacarídeo  por mais de dez e pode mesmo ter centenas ou milhares de monómeros na sua constituição.
As ligações dos monossacarídeos uns aos outros para formarem glúcidos mais complexos designam-se por LIGAÇÕES GLICOSÍDICAS.

LÍPIDOS
Os lípidos são também compostos ternários de oxigénio, carbono e hidrogénio mas podem conter o azoto, o enxofre e o fósforo, em lípidos mais complexos. A maioria dos lípidos é constituído por ÁCIDOS GORDOS ligados a uma molécula de GLICEROL, esta ligação chama-se LIGAÇÃO ÉSTER.
A função é fornecer energia, são isoladores térmicos, outros reguladores (hormonas) e outros estruturais (fosfolípidos).

-> ÀCIDOS GORDOS
São cadeias lineares de carbono com um grupo terminal de carboxilo. Dizem-se saturados quando todos os carbonos estão ligados entre si por ligações simples e insaturados quando os carbonos estão ligados com ligações duplas e triplas e polinsaturado quando existe mais que uma dupla ou tripla ligação.
 
-> GLICEROL
É um álcool constituído por 3 grupos hidroxilo que estabelecem ligações ESTÉR com o grupo carboxilo do ácido gordo (liberta-se por cada ligação uma molécula de água).


LÍPIDOS ESTRUTURAIS
Os FOSFOLÍPIDOS, são um dos lípidos estruturais que mais se destacam pela sua importância, constituem a maior parte da membrana celular.
É constituído por um grupo fosfato ligado ao glicerol que por sua vez se encontra ligado a dois ácidos gordos.
Os fosfolípidos são moléculas AFIPÁTICAS, significa que têm uma parte hidrofílica e outra hidrofóbica.


PRÓTIDOS
Os prótidos são composto quaternários, constituídos essencialmente por Azoto, oxigénio, carbono e hidrogénio. Podem conter magnésio, fósforo, enxofre, ferro e cobre.
A sua função é estrutural (constituem a membrana celular), transportam substâncias (a hemoglobina transporta o oxigénio), constituem as enzimas e os anticorpos que intervém na nossa defesa específica e podem ser reguladoras como é o caso da insulina.

ÀCIDOS NUCLEICOS
Os ácidos nucleicos (DNA e RNA) são responsáveis pela transmissão das caraterísticas de uma célula para outra e pelo controle em processos celulares.
A unidade básica dos ácidos nucleicos é um NUCLEÓTIDO.
Ácido desoxirribonucleico - DNA - É formada por duas cadeias polinucleótidicas que se enrolam em hélice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário