quarta-feira, 11 de junho de 2014

Organelos celulares

Membrana celular/ plasmática ou plasmalema- estrutura que separa o meio exterior do interior da célula e que controla o movimento de substâncias entre a célula e o meio exterior.



Citoplasma ou hialoplasma- substância meio fluída onde se encontram os organelos e através do qual estes se movimentam.



Núcleo- é o organito mais importante, encontra-se delimitado pela membrana nuclear ( no caso das células eucariotas) e contêm toda a informação da célula, incluindo a informação genética.



Ribossomas- pequenas estruturas, responsáveis pela produção de proteínas (por vezes podem vir associadas ao retículo endoplasmático).



Nucleóide- é um organito específico das células procariotas e é como se fosse um núcleo, mas espalhado pela célula (não tem membrana nuclear).



Cloroplasto- estrutura formada por dupla membrana, que contêm os pigmentos.


Parede celular- estrutura que protege e dá estrutura (só existe em células vegetais).


Vacúolos- rodeados de uma membrana, são reserva de água, gases, açúcares e outras substâncias.


Centríolos- São microtúbulos que auxiliam na divisão celular.


Retículo endoplasmático- Sistema membranar constituída por sáculos, vesículas e canículas que tem como função a síntese de proteínas, lípidos e hormonas.


Complexo de Golgi- Conjunto de cisternas e vesículas que tem como função a transformação de proteínas em lípidos e intervém em fenómenos de secreção.


Mitocôndrias- Constituídas por duas membranas (interna e externa), a mais interna invagina-se para o interior. A sua função é a respiração aeróbica, processos que levam à obtenção de energia.


Lisossomas- Estruturas esféricas que contém enzimas que intervêm na decomposição de moléculas e estruturas celulares.




Nenhum comentário:

Postar um comentário