quarta-feira, 11 de junho de 2014

Membrana plasmática e os fosfolípidos

Todas as células possuem esta estrutura, ela é a responsável por garantir a obtenção de matéria para a célula. A membrana palsmática delimita a célula,  garante a manutenção do meio intracelular da célula e separa-o do meio extracelular, e controla a entrada e a saída de substâncias . É uma estrutura muito pequena, não visível a microscópio óptico, apenas se consegue observar no microscópio electrónico.

Os lípidos da membrana plasmática são essencialmente os fosfolípidos e o colesterol.

  • O colesterol é uma molécula insolúvel em água o que faz diminuir a permeabilidade da membrana, confere rigidez à membrana.
  • Os fosfolípidos encontram-se organizados numa bicamada e têm outras partículas integradas.
*(A camada de fosfolípidos chama-se assim porque não é uma estrutura rígida, pois existem movimentos laterais e  também podem ocorrer transversais (movimentos flip-flop), das moléculas que as constituem).

Encontram-se "presas" à bicamada de fosfolípidos as proteínas, podem ser INTRÍNSECAS ou INTEGRADAS, quando se encontram intimamente ligadas à bicamada, e podem ser EXTRÍNSECAS ou PERIFÉRICAS quando se encontram, fracamente ligadas à parte mais externa de ambas as camadas dos fosfolípidos. Se a proteína intrínseca atravessar toda a membrana designa-se por TRANSMEMBRANAR.


Nem todas as membranas têm glúcidos. São receptores de informação de certas substâncias e localizam-se na parte externa da membrana.
Quando os glúcidos se ligam às proteínas formam-se as GLICOPROTEÍNAS e quando se ligam aos lípidos, formam-se os GLICOLÍPIDOS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário