quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Resumo do filme ''As 100 maiores descobertas sobre a genética''


  
O filme fala de algumas das descobertas feitas por vários cientistas ao longo dos tempos.
O Mendel, considerado o Pai da Genética Clássica, começou por cruzar vários tipos de ervilhas para tentar compreender qual era o mecanismo que fazia desaparecer algumas características e reaparecer as mesmas algumas gerações a seguir. Descobriu então que os traços de gerações sucessivas eram herdadas em certas proporções. 
O Morgan entendeu que havia traços genéticos que eram dominantes sobre os outros e que eram os genes que controlavam eventos bioquímicos.
Mais tarde descobriu-se que os genes danificados produziam nutrientes defeituosos, ou seja, queria dizer que além de serem responsáveis por transportar as características de uma geração para a outra, os genes produziam substâncias (enzimas) essenciais para a sobrevivência
Erradamente pensava-se que os genes era uma coisa estável, mas descobriu-se que os cromossomas podiam diferenciar entre si e por isso a existência de diferentes plantas (por exemplo) com o mesmo gene presente.
Finalmente se chegou à composição do próprio DNA (constituído por adenina, citosina, guanina, timina) e chegou-se à conclusão de que o mesmo se dividia e multiplicava com facilidade.
Outras descobertas referidas no filme foram:

  • O que herdamos dos pais é uma sequência de letras, um código que dá instruções às nossas células.
  •  Existe um código para todos os seres humanos do planeta, no entanto esse código não difere muito entre os seres humanos, nem mesmo entre os mamíferos no geral.
  •   Descobriu-se a importância do RNA na produção de proteínas, o que ajudou, por exemplo, na criação de novos medicamentos.
  • A descoberta de sequencias repetidas (dna mini satélite) ajudam a descobrir os parentes de uma determinada pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário