quarta-feira, 16 de maio de 2012

Paisagens geológicas

  • Caos de blocos:
Os caos de blocos é uma paisagem caraterística do granito. São exemplos: Serra da estrela; Serra de Sintra; etc.
Formação dos caos de blocos- pelo efeito da erosão a bolsa magmática 'sente' um alívio de pressão e a rocha (que se formou por arrefecimento da bolsa magmática) parte-se. As rochas têm a característica de se partirem em cubos perfeitos. Contudo, a erosão continua a atuar, e lentamente vai desgastando os pontos mais fracos, ou seja nas vértices dos cubos, formando fraturas entre os cubos, que se chamam diaclases. As fraturas vão ficando cada vez maiores, transformando os cubinhos em esferas (desgastendo por completo os vértices).
CURIOSIDADE: O nome de caos de blocos podemos traduzir como 'confusão de pedras'.
  • Basalto / Orgãos basálticos:
Forma-se a partir da lava que solidifica depois de uma erupção vulcânica, na chaminé vulcânica e á volta do vulcão. Na chaminé vão se formas exágonos perfeitos, fora do vulcão, nas escoadas de lava vão se formar exágonos menos perfeitos. Nas escoadas, as camada de lava que ficam em cima vão originar lavas hesálticas (mais frágeis) e as que ficam em baixo, como estão mais comprimidas vão formar os basaltos.
Tem o nome de disjunção prismática a transformção dos exagonos perfeitos em cilindros, por causa da acção da erosão.
  • Dunas:
CURIOSIDADE: uma rocha fraturada / partida  por termoclastia é uma rocha partida / fraturada por causa do contraste de temperaturas.
Há dois tipos de dunas: dunas do deserto e dunas do litoral. As dunas movem-se com o vento.
Para além da grande diferença de formas, mais uma diferença entre os dois tipos de dunas é que as dunas do daserto são formadas pelo vento que sopra sempre na mesma direcção, enquanto as dunas do litoral são formadas por ventos que estão constantemente a mudar de direcção. Mais uma diferença entre as dunas é que as dunas do deserto são constituídas por grãos de areias baças, todas riscadas (os riscos resultam do constante raspar dos grãos de areia entre si, por causa dos ventos), enquanto os grãos de areia das dunas do litoral são brilhantes porque resultaram da erosão das rochas pela água.
  • Modelado caisco:
É um processo característico do calcário, resulta da ação de erosão.
Um campo de calcário que foi afetado pela erosãochama-se Campo de Lapiás.
As dolinas- resultam da erosão do calcário em círculos perfeitos. A juvção de duas dolinas chama-se Uvala.
  • Polje:
São piscinas naturais que enchem no Inverno e ficam secas no Verão. Resulta da fraturação da terra e é muito maior que uma dolina. 
  • Grutas:
Formam-se por erosão do calcário. A entrada da gruta chama-se algar, os espaços horizontais chamam-se galerias e os espaços verticais chamam-se poços.
As estalactites são acomulações de calcário nos tetos das grutas e as estalagmites são acomulações de calcário no chão. Forma-se uma coluna quando a estalactite e a estalagmite se juntam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário