domingo, 2 de novembro de 2014

Composição do DNA


O DNA é composto por vários nucleótidos, cada um deles, por sua vez, é constituído por três partes: o fosfato (parte ácida), a pentose (o açúcar) e a base azotada (que pode ser uma das seguintes: adenina, guanina, timina ou citosina).

As bases azotadas anteriormente referidas podem subdividir-se em dois grupos:
Pirmídicas-> são bases de anel simples, e são a timina e a citosina;
Púricas-> são bases de anel duplo, e são a adenina e a guanina.
Na ligação dos nucleótidos entre si, as bases azotadas ligam se por complementaridade. A timina liga-se à adenina e  a guanina liga-se à citosina (porém haja uma exceção no caso do RNA, que em vez da timina possui uracilo). A guanina e a citosina ligam-se por 3 ligações de hidrogénio, enquanto que a timina e a adenina ligam-se apenas com 2. A essas ligações de pontes de hidrogénio dá-se o nome de Ligações Fosfodiéster.

REGRA DE CHARGAFF
Diz que a quantidade de adenina somada com a quantidade de guanina é sempre igual à quantidade de timina somada com a quantidade de citosina.


Dentro do DNA existem pequenas porções que contêm uma sequência específica de nucleótidos que por sua vez contém a informação correspondente a um código destinto, a essa porção dá-se o nome de GENE.
O gene, por sua vez é composto por exões e intrões, que correspondem respetivamente a informação fundamental e dispensável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário