sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Tempo geológico

Utilizando o método de datação relativa, apenas podemos classificar rochas com fósseis (sedimentares), no entanto, com estas análises só podemos datar 1/9 parte da idade da Terra, pois a maior parte do tempo da vida da Terra, não havia seres vivos, e como sabemos, os fósseis são partes de seres vivos ou resultado da sua atividadeem pedras.
Por isso, para fazer uma geocronologia, utiliza-se o método radiométrico, que nos permite fazer uma geocronologia expressa em milhões de anos.

Vamos, então, estudar um pouco da História geológica da nossa Terra:
A escala geológica divide a Terra em várias divisões: éons, períodos, andares e outras subdivisões. Cada uma das divisões marca um acontecimento importante na vida da Terra.

ÉONS:
Há geólogos que consideram a existência de 4 éons: o Hadeano, o Arcaico, o Proterozóico e o Fanerozóico, mas nós vamos considerar apenas 2: o Criptozóico (que engloba o Hadeano, Arcaico e Proterozóico, que mais tarde iremos classificar como períodos) e o Fanerozóico.

ERAS:
O Criptozóico tem apenas uma éra, o Pré-cambrico. O Fanerozóico divide-se em três eras: Paleozóico, Mesozóico e Cenozóico.

PERÍODO:
O Pré-cambrico divide-se em: Hadeano, Arcaico e Proterozóico; o Paleozóico divide-se em: Cambrico, Ordovicício; Silúrico, Devónico, Carbónico e Permico; o Mesozóico divide-se em: Triássico, Cretássico e Jurássico; e finalmente, o Cenozóico divide-se em Terciário e Quaternário.


Éons
Eras
Períodos
Principais etapas
Fanerozóico
Cenozóico
Quaternário
Desenvolvimento dos humanos
Terciário
Desenvolvimento dos mamíferos
Mesozóico
Cretácico
Idades dos répteis
Aparecimento de primeiras flores
Jurássico
Aparecimento de pequenos mamíferos
Triássico
Idade dos dinossauros

Pérmico
Idade dos anfíbios
Aparecimento do carvão
Carbónico

Paleozóico
Devónico
Idade dos peixes
Aparecimento de plantas terrestres
Silúrico
Ordivicicio
Idade dos invertebrados
Aparecimento de seres invertebrados e seres com concha
Cambrico
Cripto-zóico
Pré-cambrico
Proterozóico
Aparecimento da vida primitiva
Arcaico
Formação da atmosfera primitiva
Hadeano
Fase cósmica da Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário