sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Princópios básicos de raciocínio geológico

Catatrofismo- princípio cujo defensor foi o Georges Cuvier, pai da paleontologia. Este princípio baseia-se na ideia de que cada passagem de uma fase da História da Terra para a outra é resultado de uma sucessão de acontecimentos violentos (catástrofes). O princípio foi regeitado no séc. XIX.

Uniformitarismo- princípio cujo defensor foi o James Hutton, pai da geologia moderna. Este princípio baseia-se na ideia de a Terra tem e sempre teve uma evolução tranquila, sendo que as catástrofes naturais são fenómenos pontuais e incapazes de alterar a Terra, a sua evolução e desenvolvimento.

Neocatatrofismo- tem como base as ideias do uniformitarismo, mas aceita a importância das catástrofes naturais na vida da Terra.

Princípio do atualismo- parte do princípio que o que existe na atualidade é parecido com o que havia há milhões de anos. Exemplo: sabemos que os dinossauros tinham escamas porque os répteis da atualidade também têm escamas.

Charles Lyell- foi o homem que ecrescentou á teoria do uniformitarismo que, além da semelhança do passado em relação ao atual, a intensidade dos acontecimentos era igual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário