sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Métodos indiretos de conhecer o interior da Terra

Como com os métodos diretos só conseguimos conhecer a Terra, no máximo, até aos 12 Km de profundidade, teve de se arranjar mais métodos, os quais são:
  • Astronomia: quando um meteorito embate na superfície terrestre, analisamos a sua composição, pois partindo do princípio de que todos os planetas são formados do mesmo material, todos os materiais descobertos na composição do meteorito e que não estejam presentes à superfície terrestre, certamente estarão presentes no seu interior.

  • Ondas sísmicas: a velocidade das ondas sísmicas depende dos materiais que estas atravessam. Através da sismologia pode se determinar a profundidade das camadas e o seu estado físico.

  • Gravimetria: as anomalias gravimétricas indicam nos a densidade dos materiais existentes no interior da terra. (Quanto mais denso o material, maior a força gravítica).

  • Densidade: A massa volúmica da Terra é, aproximadamente, 5,5 g/cm3. Sendo que as rochas á superfície apresentam uma massa volúmica de 2,8 g/cm3, os materiais no interior vão ter de ser muito mais densos.

  • *Geomagnetismo: a magnitude influencia a orientação dos minerais (ao sair dos riftes, o magma, que é um material magnético, solidifica de acordo com as polaridades).

  • *1Geotermia: A temperatura interna aumenta a medida que caminhamos para o interior da terra. Aumenta 1ºC a cada 33 metros.
CURIOSIDADES:
* Atualmente o campo magnético da Terra está próximo do Pólo Norte Geográfico, mas no passado já esteve próximo do Sul Geográfico (polaridade inversa).
*1 Gradiante geotérmico é a variação de temperatura com a profundidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário