terça-feira, 14 de outubro de 2014

Palestra sobre a sexualidade

Dia 13 de Outubro de 2014 tivemos uma palestra sobre a sexualidade e o sexo em si. Falou-se de muitos aspetos, nomeadamente:

  • Ser diferente é normal! Reforçou-se a ideia de que não temos de ser todos iguais e de que não existem modelos de como deveria ser o nosso corpo, cada um é como é, e é NORMAL.
  • Algumas doenças sexualmente transmissíveis foram faladas, tais como a clamídia, cancroíde, linfogranuloma venéreo, gonorreia, HPV e VIH. 
  • Para além das doenças faladas, referiu-se também outro perigo, a gravidez e os métodos contracetivos. Entre vários métodos contracetivos apresentados, chegou se à conclusão de que o melhor seria sem dúvida o preservativo, já que nos protege simultâneamente de engravidarmos e de ficarmos portadores de doenças sexualmente transmissíveis

Achei que se abordaram todos os aspetos que nos podiam interessar e nos quais poderíamos vir a ter dúvidas. Decerto, a palestra foi produtiva e educativa, na medida em que passámos a conhecer, por exemplo, vários métodos de contraceção não muito populares , mas que são uma alternativa para quem não quer utilizar o clássico (preservativo), e mesmo falando do método clássico de pervenção ficámos a saber de algumas curiosidades.
Para além do referido acima, falaram nos também no sexo, como algo que pode ter consequências não só a nível do bem estar físico, mas também a nível do bem estar psicológico e até social. Foi explícito várias vezes que antes do ato sexual, principalmente do primeiro, deve se ser suficientemente responsável para pensar e prevenir as possíveis consequências.