terça-feira, 30 de setembro de 2014

A primeira descoberta do DNA

Foi Johann Friedrich Miecher que descobriu uma molécula no núcleo de todas as células e que possuía uma característica diferente de outros componentes conhecidos na altura.

Friedrich, filho de cientistas, desde muito cedo foi exposto a debates científicos e como é de prever desenvolveu uma atração pelas ciências naturais, ramo que futuramente seguiu tornando-se medico e mais tarde aventurando-se na ciência básica (principalmente bioquímica).

O seu estudo começou com Felix Hoppe-Seyler, que encarregou Fredrich em caracterizar a composição química das células. Para isso foi usado o pus, que facilmente se arranjava nos hospitais e que tinha as células que eram necessárias para o estudo (os leucócitos).

Analisando as tais partículas, Fredrich descobriu uma substância com características interessantes e únicas, apercebendo-se mais tarde de que essa substância localizava-se na íntegra dentro do núcleo e por isso foi batizada pelo Friedrich como sendo a ''nucleína''. Com as experiências que se seguiram, Fredrich conseguiu entender que a substância de que se tratava não era de origem proteica e que continha na sua composição elementos como o carbono, hidrogénio, oxigénio e nitrogénio, alem do fosfato em grandes quantidades.

Na tentativa de publicar os seus resultados, Fredrich pede ajuda ao seu ex-supervisor que, ironicamente, quis confirmar os resultados antes de os publicar. Obviamente que os resultados obtidos pelo Hoppe-Seyler (ex-supervisor de Fredrich) não foram os mesmos pois tinha de haver condições ideais e totalmente iguais relativamente às experiências feitas pelo Fredrich….o que demorou quase dois anos.  Só em 1871 a descoberta foi finalmente publicada.

Depois de ter contacto com os matérias de Fredrich, o Hoppe-Seyler também se interessou pela ''nucleína'', pelo que a partir dessa altura o Fredrich começou a ter concorrência, mas mesmo assim não desistiu e decidiu estudar a ''nucleína'' das células germinativas, aproveitando se da fábrica de salmões que se localizava nas proximidades e usando o esperma de salmão.

Friedrich morreu com apenas 51 anos, com tuberculose. Depois da sua morte, o seu tio e admirador publicou uma compilação dos seus trabalhos.


quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Resumo do filme ''As 100 maiores descobertas sobre a genética''


  
O filme fala de algumas das descobertas feitas por vários cientistas ao longo dos tempos.
O Mendel, considerado o Pai da Genética Clássica, começou por cruzar vários tipos de ervilhas para tentar compreender qual era o mecanismo que fazia desaparecer algumas características e reaparecer as mesmas algumas gerações a seguir. Descobriu então que os traços de gerações sucessivas eram herdadas em certas proporções. 
O Morgan entendeu que havia traços genéticos que eram dominantes sobre os outros e que eram os genes que controlavam eventos bioquímicos.
Mais tarde descobriu-se que os genes danificados produziam nutrientes defeituosos, ou seja, queria dizer que além de serem responsáveis por transportar as características de uma geração para a outra, os genes produziam substâncias (enzimas) essenciais para a sobrevivência
Erradamente pensava-se que os genes era uma coisa estável, mas descobriu-se que os cromossomas podiam diferenciar entre si e por isso a existência de diferentes plantas (por exemplo) com o mesmo gene presente.
Finalmente se chegou à composição do próprio DNA (constituído por adenina, citosina, guanina, timina) e chegou-se à conclusão de que o mesmo se dividia e multiplicava com facilidade.
Outras descobertas referidas no filme foram:

  • O que herdamos dos pais é uma sequência de letras, um código que dá instruções às nossas células.
  •  Existe um código para todos os seres humanos do planeta, no entanto esse código não difere muito entre os seres humanos, nem mesmo entre os mamíferos no geral.
  •   Descobriu-se a importância do RNA na produção de proteínas, o que ajudou, por exemplo, na criação de novos medicamentos.
  • A descoberta de sequencias repetidas (dna mini satélite) ajudam a descobrir os parentes de uma determinada pessoa.